Wang Yi conversa por telefone com representante do presidente do Brasil
O diplomata chinês declarou apoio à postura do Brasil na defesa da soberania e da dignidade nacional
CGTN – Nesta quarta-feira (6), o membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, conversou por telefone com Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial do presidente do Brasil.
Wang Yi afirmou que a parceria entre China e Brasil para a construção de uma comunidade de futuro compartilhado representa o consenso e a responsabilidade das duas maiores nações em desenvolvimento na promoção da multipolarização do mundo, na preservação da ordem internacional e na defesa da igualdade e justiça globais.
O diplomata chinês declarou apoio à postura do Brasil na defesa da soberania e da dignidade nacional, manifestando-se contra qualquer forma de interferência externa nos assuntos internos do país. Reiterou ainda o suporte às medidas brasileiras de resistência às sanções tarifárias unilaterais impostas pelos Estados Unidos. Wang Yi também ressaltou a valorização da China pelos esforços do Brasil na promoção da união e cooperação entre os países do Sul Global, especialmente por meio dos Brics, com o objetivo de ampliar a presença das nações em desenvolvimento no cenário internacional.
Por sua vez, Celso Amorim expressou o desejo do Brasil de trabalhar ao lado da China para implementar os consensos alcançados entre os líderes dos dois países e aprofundar a cooperação em diversas áreas, como os setores comercial e financeiro. Ele agradeceu à China pelo apoio à posição brasileira contra as tarifas dos EUA e destacou o interesse em impulsionar o desenvolvimento dos Brics e reforçar a unidade do Sul Global, em defesa da igualdade e da justiça internacionais.
Tradução: Xie Haitian
Revisão: Denise Melo
Fonte: CMG
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: