China condena EUA por abuso de poder de veto na questão de Gaza
Fu Cong afirmou que os conflitos em Gaza já permanecem por quase dois anos, deixando um terrível número de mortos e feridos e desastres humanitários
CGTN – O representante permanente da China na Organização das Nações Unidas (ONU), Fu Cong, condenou nesta quarta-feira (1) os Estados Unidos por abusarem do poder de veto no projeto de resolução sobre o cessar-fogo em Gaza.
Fu Cong afirmou que os conflitos em Gaza já permanecem por quase dois anos, deixando um terrível número de mortos e feridos e desastres humanitários. Ele apontou que o cessar-fogo e o encerramento da guerra já se tornaram um principal consenso da comunidade internacional. Apesar disso, as propostas do Conselho de Segurança (CS) da ONU foram reprovadas várias vezes pelos EUA. Para Fu Cong, a resolução do CS e o Direito Internacional não são passíveis de serem violados desenfreadamente caso os EUA não amparem Israel sem fundamento.
O representante chinês reafirmou que não são aceitáveis a armamentização dos suprimentos humanitários, o sistema “militarizado” de distribuição de materiais humanitários, além de ataque aos civis que tentem receber a ajuda humanitária e aos funcionários humanitários. Fu Cong destacou que a solução de dois Estados é a única saída para resolver a questão da Palestina.
Tradução: Xie Haitian
Revisão: Mariana Yante
Fonte: CMG