Vereadores de Belém, sede da COP30, declaram Trump "persona non grata"; entenda
"Belém não pode aceitar de maneira nenhuma que o presidente de outro país venha intervir na economia", afirmou Alfredo Costa, que apresentou a proposta
247 - A Câmara Municipal de Belém, cidade que sediará a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) em 2025, aprovou nesta quarta-feira (6) um requerimento que declara o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “persona non grata” na capital paraense, informa o jornal local O Liberal. A medida foi motivada pelo recente tarifaço imposto pelo governo norte-americano contra produtos brasileiros e teve 12 votos favoráveis, nove contrários e duas abstenções.
A proposta foi apresentada pelo vereador Alfredo Costa (PT), que classificou a decisão como um gesto em defesa da soberania nacional. “Belém não pode aceitar de maneira nenhuma que o presidente de outro país venha intervir na economia. Nós temos que defender a soberania nacional, do nosso povo, do povo trabalhador. Portanto, Belém diz não a Trump. Você é persona non grata”, afirmou o parlamentar.
Trump anunciou no fim de julho um aumento de tarifas para 50% sobre grande parte das exportações brasileiras aos Estados Unidos, afetando principalmente produtos agroindustriais e petroquímicos. A medida tem provocado fortes reações no país, inclusive do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que classificou a atitude como “destemperada” e “não civilizada”.
A votação na Câmara de Belém foi marcada por embates políticos. Vereadores do PL e outros parlamentares alinhados à direita criticaram a medida. Apesar das críticas, a declaração de “persona non grata” tem caráter simbólico e não impede juridicamente que Trump visite Belém.
Ainda assim, a decisão tem peso político e ocorre dias após o presidente Lula afirmar que pretende convidar Trump para participar da COP30, marcada para novembro do próximo ano.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: