USP convoca juristas e sociedade para ato contra interferência estrangeira no Judiciário
Faculdade de Direito promoverá evento com autoridades e divulgará carta em defesa da soberania nacional nesta sexta-feira, 25 de julho
247 - A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) realizará nesta sexta-feira (25), às 11h, no Salão Nobre do Largo São Francisco, um ato público em defesa da soberania nacional. A informação foi divulgada por meio de nota oficial assinada pelo diretor da instituição, Celso Campilongo, e pela vice-diretora, Ana Elisa Bechara.
O evento pretende reunir integrantes do Judiciário, representantes da sociedade civil, juristas, defensores dos direitos humanos, promotores, advogados e juízes. O objetivo central é manifestar repúdio às pressões externas que tentam interferir nas decisões da Justiça brasileira. Durante o encontro, será divulgada uma carta com os principais fundamentos jurídicos e sociais que sustentam a defesa da soberania nacional.
Segundo Campilongo, o ato é um posicionamento institucional da Faculdade de Direito diante das recentes tentativas de ingerência estrangeira em processos internos do Brasil. “Como uma instituição vigilante da defesa do Estado de Direito e formadora do pensamento jurídico do Brasil, a Faculdade de Direito da USP convoca esse ato para fortalecer os pilares democráticos do Brasil diante de ameaças à soberania nacional”, afirmou. Por fim, completou: “Nenhum outro País tem autoridade para interferir no sistema de Justiça nacional. Muito menos, constranger decisões tomadas pelo Judiciário, por contrariar interesses de empresas estrangeiras”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: