HOME > Brasil

STF vê ataques de Tarcísio a Moraes como alinhadas a Bolsonaro

Após ataques do governador de SP em ato pró-Bolsonaro, ministro Gilmar Mendes disse que não há "ditadura da toga"

Ministros do STF rebateram ataques do governador de SP dirigidos a Alexandre de Moraes (Foto: Agência Brasil I Reuters)

247 - Poucos dias após ter sua prisão domiciliar decretada no início de agosto, o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Ontem (7), Tarcísio voltou a se aproximar da família Bolsonaro ao receber Michelle Bolsonaro no Palácio dos Bandeirantes, de onde seguiram juntos para o ato na Avenida Paulista. As informações são da coluna de Carla Araújo, no UOL.

Durante o evento, manifestantes gritavam “fora, Moraes”, em referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Tarcísio, em resposta, declarou: “Por que vocês estão gritando isso? Talvez porque ninguém aguente mais. Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo nesse país”. A fala foi imediatamente interpretada no STF como um gesto de hostilidade contra a Corte e, nos bastidores, vista até como uma ação articulada com Bolsonaro, segundo o UOL.

Reação do supremo

Horas depois, o decano do STF, ministro Gilmar Mendes, utilizou suas redes sociais para rebater as declarações, sem mencionar diretamente o nome do governador. O magistrado afirmou: “Não há no Brasil ‘ditadura da toga’, tampouco ministros agindo como tiranos. O STF tem cumprido seu papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito, impedindo retrocessos e preservando as garantias fundamentais”.

Em outra publicação, Gilmar reforçou o tom duro contra ataques à Corte: “O que o Brasil realmente não aguenta mais são as sucessivas tentativas de golpe que, ao longo de sua história, ameaçaram a democracia e a liberdade do povo. É fundamental que se reafirme: crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão! Cabe às instituições puni-los com rigor e garantir que jamais se repitam”.

Bastidores políticos

A presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ao lado de Tarcísio reforçou as especulações sobre a aproximação política entre o governador e o núcleo bolsonarista, em meio à crise judicial enfrentada pelo ex-mandatário. O gesto também aumentou a tensão entre Executivo estadual e Judiciário, especialmente após as declarações públicas do governador contra o ministro Alexandre de Moraes.

A resposta de Gilmar Mendes, segundo a reportagem, foi considerada não apenas uma defesa institucional, mas também um recado de que a Corte não tolerará novas investidas contra a ordem democrática e as instituições.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...