TV 247 logo
      HOME > Brasil

      STF interroga Silvinei Vasques e outros acusados de organizar golpe e espalhar fake news

      Réus dos núcleos 2 e 4, ligados à tentativa de golpe e à propagação de desinformação, prestam depoimento nesta quinta por videoconferência

      Fachada do STF (Foto: Wallace Martins/STF)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta quinta-feira (24) uma nova rodada de interrogatórios no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado articulada por aliados de Jair Bolsonaro (PL), informa o Metrópoles

      Serão ouvidos, por videoconferência, os acusados que integram os núcleos 2 e 4 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Os depoimentos ocorrerão no âmbito da ação penal conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, ou por juízes auxiliares de seu gabinete.

      Núcleo 2: articulação para manter Bolsonaro no poder - Segundo a PGR, o chamado núcleo 2 seria responsável por organizar ações que visavam garantir a permanência ilegítima de Jair Bolsonaro na Presidência da República, após as eleições de 2022. Os seis réus dessa frente são apontados como articuladores de medidas como a elaboração da “minuta do golpe”, o monitoramento ilegal do ministro Alexandre de Moraes e o uso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dificultar o acesso de eleitores — especialmente no Nordeste — às urnas, no segundo turno da eleição.

      Entre os nomes mais conhecidos está o ex-diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, acusado de mobilizar efetivos da corporação para operações que teriam interferido na votação. Também serão ouvidos:

      • Fernando de Sousa Oliveira, ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal;
      • Filipe Garcia Martins Pereira, ex-assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais;
      • Marcelo Costa Câmara, coronel do Exército e ex-assessor de Bolsonaro;
      • Marília Ferreira de Alencar, delegada da Polícia Federal e ex-subsecretária de Segurança Pública do DF;
      • Mário Fernandes, general da reserva do Exército, conhecido pelo apelido de “Kid Preto”.

      Núcleo 4: propagadores de desinformação e ataques às instituições - Já os réus do núcleo 4 são acusados de disseminar fake news e incitar ataques às instituições democráticas e seus representantes. O grupo é composto por militares da reserva, agentes públicos e integrantes de entidades civis. Estão entre os interrogados:

      • Ailton Gonçalves Moraes Barros, major da reserva do Exército;
      • Ângelo Martins Denicoli, major da reserva do Exército;
      • Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, engenheiro e presidente do Instituto Voto Legal;
      • Guilherme Marques de Almeida, tenente-coronel do Exército;
      • Reginaldo Vieira de Abreu, coronel do Exército;
      • Marcelo Araújo Bormevet, agente da Polícia Federal.

      Acusações e crimes investigados - Todos os réus dos dois núcleos respondem por cinco crimes previstos no Código Penal e em legislação específica: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

      As investigações fazem parte do esforço do STF para responsabilizar os envolvidos nos atos golpistas que marcaram o período eleitoral e os ataques de 8 de janeiro de 2023. Os depoimentos desta quinta representam mais um passo no processo judicial que busca esclarecer o papel de militares e ex-agentes do governo na tentativa de ruptura democrática.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...