Magno Malta ataca Moraes e defende Bolsonaro, réu no inquérito da trama golpista
O parlamentar bolsonarista disse que o ministro do STF é "uma carcaça"
247 - O senador bolsonarista Magno Malta (PL-ES) resolveu atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes nesta quarta-feira (23) é uma “carcaça” e que, dentro da cabeça do magistrado, haveria “uma entidade de alta patente em uma mente de psicopata”.
“Alexandre de Moraes é só uma carcaça, gente. Pelo amor de Deus! Ali dentro tem uma entidade de alta patente em uma mente de psicopata. Não tem perspectiva. É uma tragédia anunciada. É confiar em Deus, que venha do alto”, afirmou o parlamentar à imprensa, em Brasília (DF).
O bolsonarista atacou o ministro por ter determinado medidas cautelares contra Bolsonaro. O ex-mandatário teria violado a ordem judicial de não conceder entrevistas. O ex-mandatário passou a utilizar tornozeleira eletrônica, conforme medidas cautelares impostas pelo STF.
O político da extrema direita deve cumprir regime de recolhimento domiciliar, permanecendo em sua residência entre 19h e 6h nos dias úteis, além de permanecer em casa durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados.
Entre as determinações da Corte, está a proibição total do uso de redes sociais, seja de forma direta ou por intermédio de outras pessoas. Ele também está vetado de frequentar representações diplomáticas de outros países, como embaixadas e consulados, bem como de manter contato com diplomatas e representantes estrangeiros.
A Polícia Federal investiga suspeitas de que Bolsonaro tenha tentado interferir em decisões judiciais, valendo-se de sua proximidade com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Neste mês, o governo norte-americano anunciou aumento de 50% nas tarifas aplicadas a produtos exportados pelo Brasil, citando as investigações envolvendo o ex-chefe do Executivo como um dos fatores que motivaram a decisão. Washington ainda deu início a uma apuração sobre a conduta comercial brasileira.
Diante da escalada do conflito econômico liderado pela Casa Branca, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou veementemente a posição adotada pelos EUA e declarou que o Brasil responderá com base na Lei de Reciprocidade Econômica.
Essa norma jurídica autoriza o país a reagir a barreiras comerciais impostas por outros governos, por meio da revisão de concessões internacionais, restrição a investimentos estrangeiros e alterações nas exigências relativas à propriedade intelectual e patentes.
Os advogados de Bolsonaro afirmaram ao STF, que o ex-mandatário não descumpriu a proibição do uso de redes sociais, incluindo postagens em perfis de terceiros.
A defesa tinha até as 21h para se manifestar, após o ministro Alexandre de Moraes advertir o ex-presidente sobre a publicação de links de entrevistas concedidas nos últimos dias à imprensa.
Os advogados de Bolsonaro afirmaram que o ex-presidente não tem controle sobre postagens realizadas por terceiros e pede que o ministro esclareça se sua decisão envolve a proibição da concessão de entrevistas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: