TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Novo aumento da Selic mostra domínio escancarado do rentismo sobre a política monetária, diz deputada

      Copom elevou a taxa básica de juros para 15% ao ano

      Jandira Feghali (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados )
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O novo aumento da taxa básica de juros para 15% ao ano, decidido por unanimidade pelo Comitê de Política Monetária (Copom) nesta quarta-feira (18), voltou a gerar críticas. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) classificou a decisão como reflexo do “domínio escancarado do rentismo e da oligarquia financeira sobre a política monetária”.

      Em publicação na rede social X, a parlamentar afirmou que o atual patamar da Selic dificulta o acesso ao crédito e inibe o crescimento da economia. Para Jandira, o Copom estaria atuando em sintonia com os interesses do mercado financeiro, o que, segundo ela, compromete os investimentos em infraestrutura, indústria e inovação. 

      “Ao manter esse patamar absurdo e vergonhoso, o COPOM, refém do mercado financeiro, reprime investimentos em infraestrutura, indústria e inovação, e condena os trabalhadores e empreendedores brasileiros a um ciclo permanente de subdesenvolvimento e desigualdade”, escreveu. 

      A deputada também defendeu uma mudança na condução da política monetária.

      “Urge defender um Banco Central verdadeiramente independente — um guardião da estabilidade real e do crescimento soberano, que, longe dos interesses oligárquicos, use a arma dos juros para fomentar a economia, o emprego e a justiça social, e não para engordar a especulação financeira que mantém o país estagnado”, completou.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...