HOME > Brasil

No STF, Bolsonaro diz que 'se elegeu' presidente em 2018 "antes da facada"

Sem tratar da tentativa de golpe, pela qual ele é acusado de liderar, Bolsonaro voltou a apelar ao evento de Juiz de Fora

Jair Bolsonaro no STF - 10/06/2025 (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

247 - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou nesta terça-feira (10) o interrogatório de Jair Bolsonaro na ação penal da trama golpista. 

Bolsonaro é um dos oito réus do núcleo 1 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados de planejar medidas inconstitucionais para tentar reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sem tratar da tentativa de golpe, pela qual ele é acusado de liderar, Bolsonaro voltou a apelar ao evento de Juiz de Fora. "Nem eu esperava que iria me eleger presidente. Acabei me elegendo sem antes ter passado por um facada", disse Bolsonaro.

De acordo com a acusação da PGR, Bolsonaro tinha conhecimento da minuta golpista que previa a decretação de medidas de estado de sítio e prisão dos ministros do STF e outras autoridades. 

Além disso, as acusações foram corroboradas pelos depoimentos de delação premiada do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid.

Ao ser interrogado na segunda-feira (9) por Alexandre de Moraes, Cid disse que Bolsonaro presenciou a apresentação do documento golpista e propôs alterações para constar somente a possibilidade de prisão de Moraes. Assista: 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...