TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Lula pede negociação 'civilizada' a Trump e critica traição do clã Bolsonaro: 'falta de vergonha, de caráter e de patriotismo'

      Presidente condena duramente sabotagem do clã Bolsonaro à economia: ‘o cara fazia campanha embrulhado na bandeira nacional’

      Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu - Centro de Visitantes do Porto do Açu - São João da Barra (RJ) - 29/07/2025 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Durante discurso nesta segunda-feira (28), na inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas a Jair Bolsonaro (PL) e a seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por atuarem para prejudicar a economia brasileira com apoio do governo norte-americano. Segundo Lula, a ação do parlamentar nos Estados Unidos, ao pedir sanções contra o Brasil para tentar livrar Bolsonaro de condenações, configura uma “traição ao povo brasileiro”.

      “O que fez o filho do ‘coisa’? O filho do ‘coisa’, que é deputado federal, de forma sem vergonha, deixou a Câmara dos Deputados e foi para os Estados Unidos pedir para o Trump fazer uma taxação no Brasil para não deixar o pai dele ir preso. Vocês acham que é correto?”, questionou o presidente. Lula comparou a atitude a episódios históricos de traição, mencionando Silvério dos Reis, delator de Tiradentes no período colonial.

      Lula destacou que o Brasil mantém há mais de dois séculos uma relação diplomática sólida com os Estados Unidos e afirmou esperar que o presidente norte-americano Donald Trump atue com maturidade diante das pressões bolsonaristas. “Espero que o presidente dos Estados Unidos reflita sobre a importância do Brasil e resolva fazer aquilo que no mundo civilizado a gente faz: tem divergência? Tem. Senta em uma mesa, coloca a divergência de lado e vamos tentar resolver”, declarou.

      O presidente criticou com veemência qualquer medida unilateral de retaliação econômica, como a possível imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Para Lula, a tentativa de interferência externa patrocinada por aliados de Bolsonaro revela profundo desrespeito à soberania nacional. “É o filho do ‘coisa’ e o ‘coisa’ que estão pedindo para fazer. Ou seja, o cara que fazia campanha embrulhado na bandeira nacional, ‘Brasil acima de tudo’, e agora ‘Brasil acima de tudo, mas primeiro os Estados Unidos’. É uma falta de vergonha, de caráter, de patriotismo”, disparou.

      Lula também aproveitou o discurso para reforçar que seu governo está comprometido com o diálogo e a ampliação de parcerias comerciais ao redor do mundo. Ele afirmou que, desde o início de seu mandato, o Brasil conseguiu abrir 398 novos mercados para produtos nacionais, ampliando a presença internacional da economia brasileira.

      “Tenho dito o seguinte: com muita tranquilidade, o Brasil quer negociar. Não temos contencioso com ninguém. A gente quer negociar, a gente quer fazer comércio”, afirmou, em contraste com a postura beligerante e personalista da extrema-direita. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...