HOME > Brasil

Lula diz que formar maioria no Congresso será crucial nas eleições de 2026

“Para a gente aprovar tudo que a gente quer, a gente tem que ter maioria no Congresso Nacional”, afirmou o presidente

Lula em entrevista ao Jornal Nacional, da Globo - 10/07/2025 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Redação Brasil 247 avatar
Conteúdo postado por:

247 - Durante a abertura do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), nesta quinta-feira (17), em Goiânia (GO), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a importância estratégica de eleger uma base parlamentar sólida nas eleições de 2026. O evento reuniu lideranças estudantis de todo o país e serviu de palco para uma análise crítica sobre os desafios da esquerda brasileira no processo legislativo.

Lula alertou para a atual fragilidade numérica dos partidos progressistas no Congresso Nacional e apontou que isso compromete a capacidade de aprovação de propostas alinhadas aos interesses populares. “Vocês precisam lembrar que a esquerda toda que está aqui não tem mais de 140 deputados no Congresso Nacional, entre 513. Vocês têm que lembrar disso, que nós temos 12 senadores entre 81”, afirmou o presidente.

Ao reforçar a urgência de uma estratégia eleitoral mais eficaz, o petista questionou a disparidade entre o número de votos que os partidos de esquerda recebem nas eleições presidenciais e o baixo desempenho nas eleições legislativas. “É preciso o PT se perguntar ‘por que o PT é capaz de eleger um presidente da República cinco vezes - Lula e Dilma - e só fez 70 deputados federais?’”, indagou.

Lula citou o exemplo recente do México, onde a vitória ampla da esquerda permitiu reformas estruturais, inclusive no Judiciário. “Eles fizeram uma vitória tão grande que até decidiram que o Judiciário em votação direta. É o povo que escolhe os juízes de primeira instância, de segunda e da Suprema Corte”, relatou, propondo a reflexão sobre a possibilidade de avanços institucionais no Brasil a partir de maior representatividade no Congresso.

O presidente também se dirigiu aos jovens presentes, incentivando a construção de uma ação política mais consciente e articulada. “É preciso a gente transformar nossos sonhos em ação”, afirmou. E complementou: “Logo logo a gente vai entrar em um ano eleitoral, e é preciso a gente saber com quantos deputados e senadores a gente quer sair na hora que abrirem as urnas”.

Em tom pedagógico, Lula reforçou que a política está presente em todas as dimensões da vida e criticou quem se declara “apolítico”. “Não tem nada mais ignorante do que você dizer que não é político. Não tem nada mais pobre. Nós somos políticos no dia que nascemos. Quando você chora você está fazendo política. Quando você quer comer você está fazendo política”, explicou.

Ao final de sua fala, Lula enfatizou que a superação dos entraves institucionais exige organização política em todos os níveis do poder público. “Se a gente não montar uma estratégia de como a gente vai fazer maioria nas prefeituras, nos governos dos estados, a gente vai continuar reivindicando e a gente vai ter sempre dificuldade.”

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...