Lula considera Tarcísio um candidato imposto por Bolsonaro para garantir indulto
Presidente avalia que governador paulista será lançado por Bolsonaro em 2026, com Michelle na vice
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera a candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) à Presidência da República em 2026 o cenário mais provável. Segundo ele, a chapa teria como vice Michelle Bolsonaro, consolidando a estratégia do ex-presidente Jair Bolsonaro de conseguir indulto e manter influência no cenário político nacional.
As informações foram divulgadas pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, que relatou a avaliação do presidente em conversas com ministros e aliados próximos. Lula sustenta que a única alternativa viável para Bolsonaro é apoiar Tarcísio, uma vez que outras tentativas políticas e jurídicas para evitar a prisão do ex-mandatário estariam cada vez mais comprometidas.
De acordo com o presidente, a anistia a Bolsonaro perdeu força no Congresso, e o projeto que buscava reduzir as penas às quais ele foi condenado não deve prosperar. Além disso, Lula avalia que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já se relaciona com o governo brasileiro sem condicionar os diálogos à interrupção dos processos contra o ex-chefe do Planalto.
Nesse contexto, Tarcísio seria a única saída para Bolsonaro conseguir o indulto. O governador paulista já afirmou publicamente que, caso eleito, concederia indulto ao ex-presidente no dia seguinte à posse. Para Lula, isso cria uma relação de dependência política inevitável. Além de contar com apoio empresarial e maior visibilidade, Tarcísio teria a obrigação de assinar o perdão como contrapartida pelo lançamento de sua candidatura.