TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Liana celebra decisão do STF por medidas restritivas contra Bolsonaro e relembra pedido de prisão preventiva feito em março

      Vereadora destacou que a decisão da Corte foi um passo necessário para evitar a fuga do ex-presidente

      Liana Cirne Lins (Foto: Reprodução)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – A vereadora Liana Cirne (PT), de Recife, celebrou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que impôs uma série de restrições ao ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL), como o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e proibição de aproximação de embaixadas.

      Liana lembrou ter sido uma das primeiras juristas a solicitar formalmente a prisão preventiva de Bolsonaro, em março deste ano. Segundo ela, o pedido se baseava em fundamentos que agora foram acolhidos pelo Supremo: coação no curso do processo legal, obstrução de investigação e atentado à soberania.

      Na época, o pedido não foi acolhido pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que considerou a medida prematura. No entanto, o cenário mudou com a recente escalada retórica de aliados do ex-presidente, incluindo o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Diante das ameaças, a PGR reviu seu posicionamento e manifestou-se favoravelmente às medidas restritivas solicitadas em nova petição. 

      Para Liana, a decisão do STF é “necessária para conter a escalada autoritária” e proteger as instituições democráticas. “As ameaças de ontem se tornaram perigos reais hoje”, afirmou.

      A Polícia Federal apontou que Bolsonaro e Eduardo “vêm atuando, ao longo dos últimos meses, junto a autoridades governamentais dos Estados Unidos da América, com o intuito de obter a imposição de sanções contra agentes públicos do Estado brasileiro”, em razão de suposta perseguição no âmbito da Ação Penal (AP) 2668.

      Artigos Relacionados