HOME > Brasil

Indígenas pedirão diálogo com militares em audiência com presidente do STM

Foco é discutir pautas de interesse das comunidades que vivem em áreas de fronteira

Maria Elizabeth Rocha (Foto: Divulgação/STM)

247 - Lideranças indígenas de diferentes regiões do país terão uma audiência com a presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Rocha, nesta quinta-feira (5), em Brasília, para discutir pautas de interesse das comunidades que vivem em áreas de fronteira, onde há constante convivência entre indígenas e militares brasileiros.

O encontro foi solicitado por representantes indígenas de Roraima, Mato Grosso, Amazonas, Maranhão, Rondônia, Pará e Santa Catarina, e será realizado às 14h no gabinete da Presidência do STM.

A audiência tem como objetivo estabelecer canais de diálogo e entendimento sobre a presença das Forças Armadas em territórios próximos às fronteiras e seu impacto nas comunidades tradicionais, em especial na segurança, no respeito às culturas locais e na cooperação institucional.

Entre os participantes estão nomes como Arnaldo Parecis (MT), Kanato Yalipity (MT), Socorro Maia (PA), Gilmar Cinta Larga (RO), Raimundo Guajajara (MA), Betinho Mura (AM) e o advogado Ubiratan Maia (SC/RR). Também participam o ex-advogado-geral da União Luís Inácio Adams, além de Marcílio Rosa, Juan Scali, Rafael Gonçalves e Adriana Oliveira.

A ministra Maria Elizabeth Rocha, primeira mulher a presidir o STM em mais de dois séculos de história da Corte, tem defendido o fortalecimento de pontes entre o Judiciário Militar e os diversos segmentos da sociedade civil, com ênfase em direitos humanos e inclusão social.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...