HOME > Brasil

Gilmar Mendes sobre crítica de Lula: 'STF é muito provocado, não se mete em tudo'

Presidente Lula afirmou que "o Supremo não tem que se meter em tudo"

Gilmar Mendes (Foto: Antonio Augusto/SCO/STF)

247 - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou que a Corte seja uma "banca pedindo causas", ao reagir a uma declaração do presidente Lula em que afirmou que "o Supremo não tem que se meter em tudo".

Lula comentava em entrevista ao UOL a recente decisão do STF de descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, e defendeu que a Corte não interfira em todas as questões políticas e sociais. 

Segundo Gilmar, o STF não tem uma "banca pedindo causas". "Na verdade, são as pessoas que provocam", esclareceu ao portal Migalhas. "No passado, o PT era um partido muito intenso nesse sentido de provocação do Supremo Tribunal Federal. Hoje são outros partidos. Esse é o modelo constitucional que está colocado". 

O magistrado emendou afirmando que a fala de Lula não representa uma crítica: "O que o presidente está fazendo não é sequer, talvez, uma crítica, mas uma constatação de que o tribunal é muito provocado. Isso tem a ver, talvez, com a falta de um consenso básico no meio político". 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...