HOME > Brasil

Eduardo Tagliaferro, ex-assessor de Moraes, é preso na Itália

Eduardo Tagliaferro foi denunciado pela PGR e é alvo de pedido de extradição ao Brasil

Eduardo Tagliaferro, ex-assessor de Moraes, é preso na Itália (Foto: Reprodução/Facebook)

247 - O ex-assessor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro, foi conduzido nesta quarta-feira (1º) pela polícia italiana até uma delegacia local, segundo a Veja. Ainda não está totalmente esclarecido se ele ficará preso preventivamente ou se terá apenas de assinar uma ordem que restringe sua liberdade de locomoção no país europeu.

Tagliaferro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por ter vazado mensagens internas trocadas entre servidores do gabinete de Moraes. No mês passado, o ministro do Supremo solicitou formalmente a extradição do ex-assessor. Em 20 de agosto, o Ministério da Justiça encaminhou o pedido ao Itamaraty, responsável pela comunicação com o governo italiano.

Trajetória e acusações

Ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tagliaferro ganhou notoriedade ao apresentar denúncias contra o ministro do STF e outras autoridades envolvidas nas investigações sobre crimes cometidos por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).

Com cidadania italiana, ele viajou recentemente para a Itália com o objetivo de escapar de possíveis medidas judiciais no Brasil. Nesta mesma quarta-feira (1), estava previsto que o ex-assessor participasse de uma audiência em comissão da Câmara dos Deputados, onde falaria sobre as acusações que vem divulgando a partir do exterior.

Próximos passos

Agora, caberá à Justiça italiana avaliar o pedido de extradição enviado pelo Brasil. Enquanto isso, a situação de Tagliaferro permanece indefinida, com a possibilidade de prisão provisória ou aplicação de restrições de deslocamento em território italiano.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...