TV 247 logo
      HOME > Brasil

      ‘Defender a soberania é tão importante quanto defender a democracia’, diz Celso Campilongo

      Diretor da Faculdade de Direito da USP critica ofensiva liderada por Donald Trump e destaca a mobilização nacional em defesa do sistema de Justiça

      (Foto: USP)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Durante ato público realizado nesta sexta-feira (25), na tradicional Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, o diretor da instituição, Celso Campilongo, defendeu com firmeza a importância da soberania nacional frente a ameaças internacionais. A atividade, que reuniu entidades da sociedade civil, acadêmicos e representantes de movimentos sociais, teve como foco principal a proteção do sistema de Justiça brasileiro diante de pressões externas, especialmente oriundas do governo dos Estados Unidos, atualmente liderado por Donald Trump.

      Mobilização crescente em defesa do Brasil - O ato desta sexta foi convocado por diversas organizações sociais e jurídicas, em resposta direta ao que vem sendo interpretado como uma tentativa de ingerência do governo norte-americano nos assuntos internos do Brasil. Segundo Campilongo, o evento reflete uma demanda concreta da sociedade civil brasileira. “Este ato é uma demanda da sociedade”, afirmou.

      O apoio à iniciativa tem crescido rapidamente. “Ontem fechamos o dia com 150 entidades apoiando o ato. Hoje tivemos pela manhã mais 150 entidades”, declarou. A carta-manifesto em defesa da soberania, disponível no site “Soberania Nacional”, também registrou uma adesão significativa. “Começamos a colher as assinaturas ontem – hoje já são mais de 7 mil”, destacou.

      Uma reação que pode se espalhar pelo país - Para Campilongo, o movimento ainda está em sua fase inicial, mas tem potencial para ganhar força em todo o território nacional. “Entendo que esse seja apenas um início, início muito tímido de um movimento que pode se desdobrar pelo Brasil inteiro, várias universidades, estados, com diferentes sindicatos, movimentos sociais e empresariais”, projetou.

      O jurista reiterou que a defesa da soberania deve ser encarada com o mesmo nível de prioridade e permanência que a defesa da democracia. “Defender a soberania nacional é algo tão importante, diuturno e cotidiano como defender a democracia. Isso tem que ser cuidado diariamente”, enfatizou.

      Contexto de tensão com os Estados Unidos - A manifestação ocorre em meio a uma escalada de tensões diplomáticas, jurídicas e políticas envolvendo o Brasil e o governo norte-americano. A gestão de Donald Trump tem sido acusada por setores da sociedade brasileira de adotar uma postura de intimidação em relação ao funcionamento das instituições democráticas brasileiras, especialmente o sistema Judiciário.

      A mobilização liderada por entidades jurídicas e acadêmicas, como a Faculdade de Direito da USP, busca não apenas repudiar essas pressões, mas também fortalecer a confiança da sociedade nas instituições nacionais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...