HOME > Brasil

Carlos critica Mauro Cid, delator que levou à condenação de Bolsonaro

“Parabéns”, escreveu o vereador em tom irônico

Carlos Bolsonaro e Mauro Cid (Foto: CMRJ | Alan Santos/PR)

247 - O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) usou as redes sociais nesta sexta-feira (12) para ironizar Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garantiu liberdade ao militar e condenou Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão. Em publicação, o parlamentar escreveu: “Parabéns pelo que fez na história brasileira, Mauro Cid!”, em referência à delação premiada que contribuiu para a condenação de Bolsonaro e de outros envolvidos na trama golpista.

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do STF analisou a dosimetria das penas dos réus condenados na ação penal. O colegiado, seguindo voto do relator Alexandre de Moraes, determinou que Cid cumprirá pena em regime aberto. Ele foi condenado a 2 anos de prisão, recebendo o benefício devido ao acordo de colaboração firmado com a Procuradoria-Geral da República.

A delação de Mauro Cid e o impacto no julgamento

Durante o julgamento, o ministro Alexandre de Moraes ressaltou que a delação de Mauro Cid foi “efetiva e deve ser valorizada”, argumento que levou à aplicação do regime aberto. Os demais ministros da Primeira Turma acompanharam o relator.

Por 4 votos a 1, o colegiado condenou Jair Bolsonaro, Mauro Cid e outros seis réus pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça, além da deterioração de patrimônio tombado.

Entre os réus, apenas Alexandre Ramagem, deputado federal em exercício, teve parte das acusações suspensas. Ele foi condenado por três crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...