Carla Zambelli quer defender mandato na Câmara por vídeo
Deputada licenciada do PL-SP tenta preservar mandato na Câmara mesmo após condenação no STF e com pedido de extradição em curso
247 - Mesmo foragida e incluída na lista vermelha da Interpol, a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) pretende apresentar sua defesa na Câmara dos Deputados. A informação foi divulgada pela CNN Brasil, que revelou os planos da parlamentar de participar da sessão por vídeo — seja em tempo real ou por gravação — para tentar evitar a perda de seu mandato.
Zambelli está na Itália, onde busca apoio jurídico para permanecer no país europeu enquanto enfrenta a condenação imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo interlocutores, ela também pretende contratar um advogado no Brasil até sexta-feira (13) para representá-la formalmente junto à Suprema Corte.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já indicou que, apesar da decisão do STF, a palavra final sobre o mandato da deputada caberá ao plenário da Casa Legislativa.
A parlamentar foi condenada no mês de maio a 10 anos de prisão, à perda do mandato e ao pagamento de uma indenização de R$ 2 milhões por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Ministério da Justiça aguarda a chegada dos documentos da Interpol para dar prosseguimento ao pedido de extradição expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.