HOME > Brasil

Carla Zambelli desmaia antes de audiência na Itália; defesa cita greve de fome e problemas de saúde

Parlamentar cumpre prisão na Itália e alega ser vítima de perseguição política

Carla Zambelli (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

247 - A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), detida na Itália desde 29 de julho, passou mal e bateu a cabeça pouco antes de uma audiência no Tribunal de Apelação de Roma, marcada para esta quarta-feira (13). O episódio foi relatado por seu advogado, Fábio Pagnozzi, à Jovem Pan, conforme noticiado pelo Globo. Pagnozzi atribuiu o desmaio à fragilidade física causada por uma greve de fome iniciada no presídio.

Segundo o advogado, Zambelli enfrenta um quadro de fibromialgia, doença que provoca dores constantes pelo corpo, e depressão, o que, somado à falta de alimentação, teria agravado seu estado de saúde. “Ela está muito debilitada”, disse o defensor, acrescentando que apresentará ao tribunal um relatório médico para tentar converter a prisão em regime domiciliar ou conseguir a liberdade provisória.

A audiência desta quarta acabou suspensa e foi remarcada para 27 de agosto, de acordo com a Embaixada do Brasil em Roma. O processo é conduzido pelo juiz Algo Morgigni e inclui a participação de um advogado indicado pelo governo brasileiro para atuar no caso.

Prisão e extradição

O governo brasileiro pede a extradição de Zambelli, que possui cidadania italiana. No Brasil, ela foi condenada a dez anos de prisão por financiar, em 2022, uma tentativa de invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na primeira audiência, em 1º de agosto, a parlamentar alegou perseguição política e manifestou desejo de ser julgada novamente na Itália.

O impasse seguirá até que a Justiça italiana decida se acata ou não o pedido de extradição — decisão que poderá definir se Zambelli continuará em uma prisão italiana ou será transferida para cumprir pena no Brasil.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...