Brasil lança programa nacional para impulsionar energia geotérmica
Iniciativa busca transformar calor do interior da Terra em fonte limpa e sustentável para diversificar a matriz energética
247 - O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta quarta-feira (1º) a criação do Programa Nacional de Energia Geotérmica (Progeo), que tem como objetivo ampliar o uso da energia proveniente do calor interno da Terra. Essa fonte pode ser aproveitada por meio de rochas e águas subterrâneas e transformada tanto em eletricidade quanto em calor direto para usos como o aquecimento de ambientes.
A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles, que destacou a iniciativa como parte dos esforços do governo brasileiro para diversificar a matriz energética. Atualmente, cerca de 90% da geração elétrica no país é de origem renovável, mas a busca por fontes firmes, de baixa emissão de carbono e com maior segurança energética é vista como prioridade pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
Estrutura do programa
Segundo a resolução aprovada, o Progeo contará com recursos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entre os eixos do programa estão:
- criação de marcos legais e regulatórios específicos para o setor;
- incentivo a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação;
- implementação de políticas públicas que estimulem o aproveitamento sustentável do potencial geotérmico;
- estímulo ao fortalecimento da cadeia nacional de bens e serviços vinculados ao setor.
Além da geração de energia, a proposta também pretende impulsionar economias locais por meio da criação de novos empregos e oportunidades de negócios em regiões com potencial geotérmico.
Diversificação e transição energética
Para o MME, a energia geotérmica é considerada uma “alternativa estratégica” dentro do processo de transição energética brasileira. O uso desse recurso pode contribuir para maior resiliência econômica, sustentabilidade ambiental e segurança no fornecimento de energia.
Potencial brasileiro
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou que o país tem áreas com grande potencial para explorar essa fonte renovável. “O Brasil tem um potencial geotérmico expressivo em diversas regiões do território nacional”, afirmou. Ele acrescentou que o Progeo será o caminho para transformar esse potencial em “geração de energia limpa”.