'Vocês me ensinaram como a juventude brasileira conhece a questão do clima', diz Lula em conferência
Na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, presidente destacou papel da juventude no debate climático
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (8) que a juventude brasileira tem papel essencial na conscientização sobre a crise climática. A declaração foi feita durante a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), realizada em Luziânia (GO).
Lula ressaltou que as novas gerações vivem um momento em que, pela primeira vez, possuem mais acesso ao conhecimento do que os mais velhos. O presidente destacou que a revolução digital e a avalanche de informações em tempo real transformaram a forma como crianças e adolescentes compreendem o mundo.
Lula fala em aprendizado com jovens
Em seu discurso, Lula reconheceu que os jovens têm mais domínio sobre questões atuais, especialmente no universo digital, mas frisou que a experiência dos mais velhos também traz ensinamentos importantes. “Hoje é um dia de aprendizado para nós que somos mais velhos. Vocês vieram aqui para me ensinar como a juventude brasileira conhece a questão do clima. Duvido que tenha no mundo um presidente que tenha tido o prazer que eu estou tendo hoje ouvindo a meninada do meu país”, afirmou.
O presidente também criticou a falta de valorização das riquezas naturais do Brasil em comparação ao estímulo ao turismo internacional. Ele defendeu que crianças e adolescentes conheçam a Amazônia, os rios e as tradições culturais nacionais, e não apenas destinos como a Disney.
“É preciso que a gente diga isso na escola, na televisão, e que o governo facilite para que a gente possa fazer viagens e levar as crianças. Isso é turismo, é desenvolvimento de conhecimento, é fazer com que a gente possa crer, ver aquilo que é nosso”, disse Lula.
Juventude no centro da COP30
A 6ª CNIJMA, que reúne cerca de 800 participantes, incluindo delegados infantojuvenis de 11 a 14 anos, professores e representantes de todo o país, serve como preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), marcada para Belém, em novembro do próximo ano.
As propostas elaboradas pelos jovens durante o encontro serão levadas ao Balanço Ético Global, que fará parte da agenda oficial da COP30. Para Marina, esta será a conferência da “implementação”, já que muitas decisões técnicas e políticas foram tomadas ao longo dos últimos 30 anos, mas ainda carecem de execução.
Mobilização nacional pelo clima
A etapa nacional da 6ª CNIJMA se estende até sexta-feira (10), com atividades culturais, oficinas, painéis e diálogos. De acordo com dados do Ministério da Educação, o processo de mobilização envolveu 8.732 escolas em 2.307 municípios. Entre elas, quase 1.300 estão em áreas de risco socioambiental, além de 186 escolas indígenas, 139 quilombolas e 158 voltadas a estudantes com deficiência.
O evento é organizado pelos ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).