“Vamos trabalhar a economia circular, de baixo carbono e resiliente”, diz Rafael Tello, da Ambipar
Presidente de Sustentabilidade da Ambipar defende cooperação entre Brasil e Índia para impulsionar agenda ambiental rumo à COP 30
247 – Durante o LIDE Brazil India Forum, realizado com foco na cooperação bilateral entre Brasil e Índia, o presidente de Sustentabilidade da Ambipar, Rafael Tello, defendeu a urgência de promover uma economia circular, de baixo carbono e resiliente. A fala ocorreu no painel dedicado à preparação para a COP 30 e está disponível no canal oficial do evento no YouTube (assista aqui).
Logo após a exibição de um vídeo institucional que destacou a presença da Ambipar em 40 países e sua liderança global em soluções ambientais, Tello afirmou: “Vamos trabalhar a economia circular, de baixo carbono e resiliente”. Segundo ele, essa missão é essencial para apoiar a transformação ecológica, com foco em descarbonização, regeneração ambiental e transição energética.
Cooperação entre países emergentes
Na palestra, Tello destacou que Brasil e Índia compartilham condições favoráveis para transformar a proteção ambiental em geração de riqueza. Ele defendeu que os dois países desenvolvam, de forma conjunta, uma agenda de desenvolvimento sustentável que contemple suas realidades locais. “A gente precisa pensar numa estratégia que seja adequada às nossas necessidades, ao nosso momento, e não ficar comprando discursos de outras nações que têm outras realidades”, afirmou.
Segundo ele, o protagonismo de países como Brasil e Índia na COP 30 será fundamental. “Mais do que pensar no nosso encontro em Belém, a gente precisa pensar como Brasil, Índia e outros países vão construir essa pauta de desenvolvimento econômico, ambiental e social pós-COP.”
Tecnologia e inovação a serviço da sustentabilidade
Tello também ressaltou as soluções desenvolvidas pela Ambipar, como a transformação de resíduos da indústria de alimentos em etanol, a geração de energia a partir de resíduos e a atuação em projetos de captura e comercialização de carbono. “Todas essas tecnologias resolvem um problema ambiental, gerando renda e empregos, que são necessidades comuns a Brasil e Índia”, destacou.
Ele ainda apontou que a combinação da experiência brasileira em soluções ambientais com a capacidade indiana de disseminação tecnológica e inteligência artificial pode criar um modelo inovador e adaptado às necessidades do Sul Global.
Convite à Índia para a COP 30
Encerrando sua fala, Rafael Tello convidou os representantes indianos a irem além das salas de negociação na COP 30, marcada para acontecer em Belém do Pará. “Evitem ficar todo o tempo vendo PowerPoints. Visitem as empresas, conheçam o país, porque vocês vão ver muitos exemplos interessantes e ideias colocadas em prática”, disse. Segundo ele, a Ambipar oferecerá visitas técnicas às unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro durante o período da conferência.
A apresentação reforçou a importância de alinhar políticas públicas, estratégias empresariais e parcerias internacionais para enfrentar os riscos climáticos e promover um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: