TV 247 logo
      HOME > Brasil Sustentável

      Mapa amplia hortas solidárias em áreas urbanas para combater fome e gerar renda

      Projeto Alimentar, do Ministério da Agricultura, já beneficia 350 famílias no Mato Grosso com alimentos frescos e apoio a instituições sociais

      Mulheres na agricultura familiar (Foto: Agência Brasil )
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Associação Mato-grossense de Inclusão Social e Agricultura Familiar (Amais), está desenvolvendo o projeto Alimentar, uma iniciativa voltada à implantação de hortas solidárias em áreas urbanas. A ação busca garantir segurança alimentar, incentivar a sustentabilidade e oferecer oportunidades de renda a famílias em situação de vulnerabilidade social. 

      Na última sexta-feira (2), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), visitou uma das hortas do projeto, instalada em um terreno de aproximadamente 2,5 hectares na Avenida da FEB, em Várzea Grande (MT). O espaço foi cedido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e pela superintendência da Polícia Rodoviária Federal no estado (PRF-MT).

      Durante a visita, Fávaro destacou o papel do governo federal na promoção da segurança alimentar: “O governo federal vem incentivando a implementação de hortas urbanas em todo o país, levando tecnologia, trabalho, oportunidades e combatendo a fome. Aqui em Mato Grosso, o Mapa, com as parcerias que está realizando, já está realizando esse trabalho na Baixada Cuiabana e vamos ampliar para muito mais lugares”, afirmou o ministro.

      Apoio institucional e reaproveitamento de resíduos - A horta solidária de Várzea Grande conta com o apoio de diferentes parceiros institucionais e da iniciativa privada. Entre os apoiadores estão a Energisa, que fornece material orgânico oriundo da poda de árvores na capital, e o frigorífico Marfrig, que destina resíduos orgânicos dos currais para produção de adubo.

      O reaproveitamento de resíduos para adubação e cobertura de solo é uma das estratégias sustentáveis adotadas pelo projeto, que busca aliar responsabilidade ambiental à geração de alimentos frescos.

      Distribuição regular e atendimento social - Mesmo em fase inicial, o projeto já atende 350 famílias cadastradas e cinco instituições sociais, como escolas, creches, a APAE e organizações que realizam distribuição de alimentos e sopões. A entrega dos alimentos é feita quinzenalmente. Cada cesta inclui diversos tipos de verduras e hortaliças produzidas nas hortas urbanas.

      O processo de cadastramento das famílias é realizado com o auxílio de profissionais da assistência social. Para ter acesso aos alimentos, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais. Já as instituições passam por visitas prévias antes de serem incluídas no programa.

      Expansão regional e foco em tecnologia - Atualmente, o projeto Alimentar conta com três hortas solidárias em operação: em Várzea Grande, em Cuiabá e no município de Nossa Senhora do Livramento. As unidades de Várzea Grande e Cuiabá já estão em produção, enquanto a horta localizada na Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) servirá também como base de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas à olericultura na região da Baixada Cuiabana.

      A expectativa do Mapa é de que o projeto avance para outras localidades, replicando o modelo de cooperação institucional e aproveitamento de áreas urbanas ociosas para fortalecer a agricultura de base comunitária.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...