Venezuela reforça relações com Rússia em meio a tensões militares com os EUA
A vice-presidenta Delcy Rodríguez agradece apoio russo diante da ameaça militar dos Estados Unidos e reafirma defesa da autodeterminação dos povos
247 - A vice-presidenta da Venezuela, Delcy Rodríguez, agradeceu nesta quarta-feira (17) o apoio da Rússia diante da crescente ameaça militar dos Estados Unidos, destaca reportagem da Telesur.
A vice-presidenta se reuniu com o embaixador russo em Caracas, Sergei Melik-Bagdasarov.
O encontro ocorreu no contexto do Acordo de Parceria e Cooperação Estratégica, assinado em maio pelos presidentes Nicolás Maduro e Vladimir Putin. O pacto prevê a ampliação da cooperação bilateral em diferentes áreas, incluindo segurança e geopolítica.
Agradecimento público a Moscou
Rodríguez utilizou sua conta no Telegram para reiterar a importância do respaldo russo:
“Reiteramos nossa gratidão pelo apoio incondicional da Rússia à Venezuela diante da crescente ameaça do governo dos EUA. Defendemos a construção de um mundo pacífico onde prevaleça a autodeterminação dos povos”, escreveu a vice-presidente.
Em agosto, o governo russo já havia manifestado solidariedade a Caracas, rejeitando o uso da força como ferramenta de política externa e criticando a prática de intervenções militares e das chamadas “revoluções coloridas”.