TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Sheinbaum rebate críticas e reafirma aproximação do México com Brasil e BRICS

      A postura da presidente mexicana se alinha ao movimento de outros líderes latino-americanos que defendem uma maior integração regional

      Claudia Sheinbaum (Foto: Telesur)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A presidente do México, Claudia Sheinbaum, reagiu às críticas sobre a aproximação de seu governo com o Brasil e com o grupo de países que compõem o Brics. A declaração foi feita durante sua coletiva de imprensa matinal e repercutida pelo portal RT.

      Questionada por um jornalista sobre falas recentes do presidente da Sociedade Americana do México (AmSoc), Larry Rubin, Sheinbaum foi direta: “O México é livre, soberano e qualquer pessoa pode opinar, mas nós temos o direito de nos reunir com qualquer país do mundo. Qualquer um. Essa é a política do México”.

      As críticas de Rubin foram feitas no final de julho, quando ele sugeriu que o país evitasse aprofundar relações com o Brasil por causa de sua participação no BRICS — bloco econômico que também inclui Rússia, Índia, China e África do Sul. Para ele, a aproximação poderia gerar atritos com os Estados Unidos, principal parceiro comercial mexicano, especialmente em meio às tensões provocadas por disputas tarifárias.

      Em resposta, Sheinbaum reforçou que vê como legítimo ampliar os laços com os vizinhos latino-americanos, sem prejuízo de outras parcerias estratégicas. “Não vemos por que não fortalecer as relações com o Brasil ou com qualquer outro país da América Latina”, afirmou. Ela acrescentou que a diversificação diplomática e econômica é um dos eixos de sua política externa, e que busca “fortalecer as relações de todos os tipos”.

      Segundo Rubin, “se esse tipo de aproximação puder ser evitado, melhor; não particularmente pelo Brasil, mas porque entre os BRICS estão a Rússia e a China, dois países que têm certo antagonismo com o principal parceiro comercial [EUA]”. Fundada em 1942, a American Society of México se apresenta como uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar empresas, indivíduos e ONGs dos Estados Unidos que operam no território mexicano.

      A postura da presidente mexicana se alinha ao movimento de outros líderes latino-americanos que defendem uma maior integração regional. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, tem defendido publicamente o fortalecimento da relação econômica com o México como forma de enfrentar barreiras tarifárias impostas pelos EUA.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...