A Venezuela agradece a Cuba, que condenou a recompensa dos EUA por Nicolás Maduro
O ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, reiterou nas redes sociais que a medida dos EUA é uma agressão à nação irmã e ao seu governo
247 - O governo venezuelano agradeceu publicamente à República de Cuba por condenar a recente recompensa de US$ 50 milhões oferecida pelos Estados Unidos (EUA) por informações que levem à captura do presidente constitucional da Venezuela, Nicolás Maduro .
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela , Yván Gil , falando em nome do presidente venezuelano, expressou sua gratidão ao presidente cubano Miguel Díaz-Canel por denunciar o que ele considera um "abuso" por parte do governo Donald Trump.
Recentemente, o Ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, reiterou nas redes sociais que a medida dos EUA é um ataque à nação irmã e ao seu governo. Na mesma linha, ele descreveu a recompensa como um "novo ato de agressão".
O número atual, que é o dobro do oferecido pelos Estados Unidos em janeiro passado , foi anunciado na quinta-feira, 7 de agosto, e descrito pela procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, como "histórico", acusando Maduro de ser supostamente "um dos maiores traficantes de drogas do mundo" e vinculando-o ao Cartel de Sinaloa .
No entanto, na sexta-feira (8), a presidenta mexicana Claudia Sheinbaum descartou qualquer ligação com a organização criminosa mexicana, em declaração à imprensa. Ela afirmou que nenhuma investigação está sendo conduzida contra Maduro e que não há evidências que sustentem a acusação dos EUA.
O governo venezuelano descreveu o ataque como uma "operação de propaganda" e um "diversionismo desesperado" dos problemas internos dos Estados Unidos, que desde 2019 rejeitam a legitimidade de Maduro, eleito democraticamente em 28 de julho de 2024.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: