TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Milei veta reajuste de pensões na Argentina: “Não há dinheiro”

      Presidente alega risco fiscal; Congresso ainda pode derrubar a decisão

      O presidente da Argentina, Javier Milei, participa de um evento que marca o 31º aniversário do atentado a bomba de 1994 contra o centro comunitário da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), em Buenos Aires, Argentina, em 18 de julho de 2025 (Foto: REUTERS/Mariana Nedelcu)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      BUENOS AIRES, 4 de agosto (Reuters) - O presidente argentino Javier Milei vetou na segunda-feira um aumento nas pensões e um projeto de lei que reforçava as proteções para pessoas com deficiência, aprovados pelos parlamentares em julho , alegando que eles colocam o equilíbrio fiscal em risco.

      A decisão de vetar os projetos de lei já havia sido anunciada por Milei no mês passado, embora o Congresso — onde o presidente libertário não tem maioria — ainda possa derrubar os vetos.

      Os vetos ocorrem menos de três meses antes das eleições de meio de mandato na Argentina, vistas como um indicador de aprovação do governo Milei, que conseguiu reduzir a inflação anual de três dígitos, mas cujas políticas de austeridade tiveram um impacto social.

      Após a publicação do decreto com os vetos, a presidência argentina afirmou em nota que os projetos de lei foram aprovados pelo Congresso de forma irresponsável, sem identificar as fontes de financiamento.

      "Este presidente prefere dizer uma verdade incômoda a repetir mentiras confortáveis: não há dinheiro", dizia o comunicado.

      Relatório de Maximilian Heath; Redação de Benjamín Mejías Valencia; Edição de Sharon Singleton, Gabriel Araujo e Franklin Paul

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...