Milei inicia privatizações e entrega estatal de turbinas a empresa ligada a Trump
IMPSA fabrica equipamentos como turbinas, guindastes e reatores para os setores de metalurgia, geração de energia e tecnologia
247 - O governo da Argentina privatizou a empresa metalúrgica IMPSA, fundada em 1907, anunciou o Ministério da Economia nesta quarta-feira (8), marcando a primeira privatização desde que o presidente de extrema-direita Javier Milei assumiu o poder, pouco mais de um ano atrás.
As ações da empresa serão transferidas para o consórcio dos Estados Unidos Industrial Acquisition Fund (IAF), cujo principal parceiro é a Arc Energy, segundo comunicado oficial divulgado na quarta-feira.
O IAF propôs uma injeção de capital de US$ 27 milhões, mas solicitou prazo até 31 de janeiro para garantir a renegociação da dívida de US$ 576 milhões da IMPSA com seus credores, informou o Ministério da Economia no comunicado. A empresa precisa obter aprovação dos credores para renegociar a dívida antes que o contrato de compra e transferência de ações seja finalizado, ressaltou.
O presidente da Arc Energy, Jason Arceneaux, é venezuelano e financiador da campanha do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. (Com informações da Reuters).