Diplomata cubano denuncia terrorismo promovido pelos EUA
Embaixador cubano no Panamá condena bloqueio econômico e alerta para sabotagens organizadas a partir do território norte-americano
247 - Em entrevista ao jornal panamenho Bayano Digital, repercutida pela agência Prensa Latina, o embaixador de Cuba no Panamá, Víctor Cairo, denunciou uma série de ações terroristas contra a ilha caribenha, patrocinadas e organizadas a partir dos Estados Unidos. O diplomata também criticou duramente o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto por Washington há mais de seis décadas, classificando-o como o principal entrave ao desenvolvimento do país.
Segundo Cairo, o mais recente memorando presidencial norte-americano, datado de 30 de junho, reafirma a continuidade da política hostil de Washington em relação a Havana. Para ele, essa postura agressiva se intensificou sob o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, e tem sido impulsionada por figuras que definem a linha dura contra Cuba, como o Secretário de Estado Marco Rubio.
"As relações bilaterais entre Cuba e os Estados Unidos são marcadas por uma agressividade crescente", afirmou o diplomata. Ele denunciou que, além das pressões econômicas e diplomáticas, há o desenvolvimento de planos de sabotagem com foco em infraestruturas essenciais, como instalações elétricas, depósitos de combustível, hospitais e escolas. “Trata-se de ações terroristas e subversivas que buscam gerar pânico, medo e instabilidade no país”, alertou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: