Colômbia exige que EUA parem ataques contra embarcações no Pacífico e Caribe
Colômbia protesta contra ações militares dos EUA em águas próximas à sua costa
247 - O governo da Colômbia exigiu oficialmente que os Estados Unidos suspendam os ataques a embarcações em águas do Pacífico e do Caribe. O pedido foi feito na noite de quarta-feira (23), em comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores colombiano.
Segundo a AFP, a reação de Bogotá veio após o secretário de Defesa norte-americano, Pete Hegseth, anunciar dois ataques contra supostos barcos de narcotraficantes. As ações foram divulgadas com vídeos mostrando a destruição das embarcações, publicados nas redes sociais do Pentágono.
Colômbia cobra respeito ao direito internacional
A Colômbia faz um apelo ao governo dos Estados Unidos para que cesse esses ataques e o insta a respeitar as normas ditadas pelo direito internacional”, diz um trecho do comunicado do governo colombiano. O texto ressalta a importância da soberania nacional e pede que Washington mantenha coordenação diplomática antes de realizar qualquer operação em águas próximas à jurisdição colombiana.
O governo reforçou que o combate ao tráfico deve ocorrer dentro dos marcos legais e com cooperação entre os países. Autoridades colombianas também expressaram preocupação com o risco de incidentes diplomáticos e com possíveis danos a pescadores e embarcações civis.
Relações bilaterais em alerta
A ofensiva estadunidense faz parte da política de “tolerância zero” ao narcotráfico promovida pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Essa postura, no entanto, tem gerado atritos com países latino-americanos que defendem ações conjuntas, em vez de operações unilaterais.


