HOME > América Latina

EUA atacam barco no Oceano Pacífico, em região próxima da América do Sul

Dezenas de pessoas morreram depois dos ataques de forças americanas contra várias embarcações Lideranças denunciam agressão à soberania da América Latina

O navio de guerra USS Jason Dunham interceptou o navio "Carmen Rosa" na zona econômica exclusiva da Venezuela e, em menor destaque, um barco atacado pelos EUA (Foto: Divulgação I Reprodução/G1)

247 - Forças militares dos Estados Unidos atacaram um navio suspeito de tráfico de drogas nas águas do Oceano Pacífico ao largo da América do Sul, disse uma autoridade dos Estados Unidos nesta quarta-feira (22) à Reuters. 

O ataque ocorreu nessa terça (21). Foi a primeira operação militar conhecida dos EUA no Pacífico desde o início de uma nova ofensiva supostamente contra o tráfico de drogas que levou a pelo menos sete ataques no Caribe. Por consequência, as tensões dos EUA com a Colômbia e com a Venezuela aumentaram. 

Os ataques à região caribenha deixaram ao menos 32 mortos. O governo do presidente Trump não divulgou, com destaques, quantas drogas foram apreendidas nem apresentou evidências sobre o suposto uso dos barcos para o tráfico de entorpecentes.

Nicolás Maduro e Gustavo Petro

O governo norte-americano afirma que a mobilização tem como objetivo o combate ao narcoterrorismo. Foi anunciada uma recompensa de até US$ 50 milhões (aproximadamente R$ 270 milhões) por informações que resultem na prisão ou condenação do presidente Nicolás Maduro.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou ainda ter solicitado à CIA, agência de inteligência norte-americana, que realize operações na Venezuela com o propósito de tentar derrubar o governo de Maduro.

O chefe da Casa Branca resolveu acusar o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, de ligação com o narcotráfico. O líder colombiano repudiou as acusações e afirmou que as denúncias de Trump foram motivadas pela recusa de Bogotá em apoiar uma ofensiva militar contra a Venezuela.

mapa-america-do-sul
Mapa da América Latina. Foto: Reprodução (YT)


Artigos Relacionados

Carregando anúncios...