Claudia Sheinbaum critica veto a Cuba, Nicarágua e Venezuela e decide não ir à Cúpula das Américas
Líder mexicana México protesta contra exclusão de países
247 - A presidenta do México, Claudia Sheinbaum, anunciou na última segunda-feira (13), que não comparecerá à próxima Cúpula das Américas, prevista para os dias 4 e 5 de dezembro em Punta Cana, na República Dominicana.
Sheinbaum descartou a possibilidade de sua presença e explicou que ainda avalia se um representante da Secretaria de Relações Exteriores participará em seu lugar. “Não, não vou participar”, afirmou de maneira categórica. Em seguida, acrescentou: “É isso que estamos vendo, se haverá alguém da secretaria que possa ir”.
A presidenta mexicana declarou sua insatisfação com a decisão da República Dominicana de não convidar Cuba, Nicarágua e Venezuela para a cúpula. “Pessoalmente, nunca concordamos que qualquer país seja excluído”, disse, reforçando sua defesa de fóruns regionais inclusivos.
Sheinbaum também relacionou sua ausência à crise humanitária causada pelas fortes chuvas que atingiram o centro do México nas últimas semanas, resultando em graves enchentes e deixando 64 mortos até agora. “Diante das circunstâncias atuais, é preciso cuidar do país”, destacou, segundo reportagem do Brasil de Fato.


