“Sem comentários”, diz Claudia Sheinbaum após María Corina Machado vencer o Nobel da Paz
O posicionamento da presidente mexicana está alinhado com o repúdio de lideranças latino-americanas à premiação. Vídeo
247 - A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, demonstrou indignação nesta sexta-feira (10) após a opositora do chavismo María Corina Machado vencer o Prêmio Nobel da Paz. “Sem comentários”, afirmou Claudia.
A oposicionista ao governo chavista, María Corina Machado dedicou o prêmio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem retomado tentativas de interferir na Venezuela e também tem um histórico golpista, pois, em 2021, o político do Partido Republicano e seus apoiadores tentaram um golpe de Estado após a derrota de Trump nas eleições presidenciais para Joe Biden.
Na América Latina, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e o ex-presidente boliviano Evo Morales também demonstraram indignação com o prêmio.
A premiação foi concedida a María Corina em um contexto de retomada da tentativa de interferência dos Estados Unidos na Venezuela. Em 2024, Nicolás Maduro foi reeleito. No mesmo ano, o governo estadunidense anunciou que não renovaria a Licença 44, que permitia às empresas petrolíferas norte-americanas realizar operações no país. Essa licença expirou em 18 de abril de 2024.
Em 2025, sob a administração Trump, os EUA enviaram mais de 4.000 militares para a região do Caribe, nas proximidades da costa venezuelana, com a justificativa de combater o narcoterrorismo. O governo americano ofereceu uma recompensa de até US$ 50 milhões (R$ 270 milhões) por informações que levassem à prisão ou condenação de Maduro.
Em resposta a essas ações, a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, fez uma declaração em agosto, alertando que um ataque dos Estados Unidos contra a Venezuela representaria uma “calamidade” e um “pesadelo” para os norte-americanos.
Claudia Sheinbaum
Ex-prefeita da Cidade do México, Claudia é pesquisadora científica nas áreas de energia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ela ainda trabalhou no Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), tendo sido também secretária do meio ambiente durante o governo de López Obrador na prefeitura da Cidade do México, ainda no ano 2000.

