Claudia Sheinbaum celebra um ano na Presidência do México com multidão de apoiadores
Presidenta mexicana realizou ato na capital com mais de 400 mil pessoas
247 - Milhares de pessoas se concentraram em um clima festivo, com bandas de música, shows de acrobatas e pontos de venda de suvenires e comida para comemorar o primeiro aniversário do governo da presidenta Claudia Sheinbaum neste domingo (5).
Sheinbaum tem aprovação de mais de 70%, segundo três pesquisas de opinião publicadas esta semana, que atribuem este forte apoio a seus programas de pensões, bolsas de estudo e outras ajudas.
Grupos organizados de sindicatos e outras entidades cobriram a praça do Zócalo com bandeiras multicoloridas e balões com mensagens de apoio à presidente.
Este ano, o investimento social beira os 54,3 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 290 bilhões, na cotação atual), cerca de 12% do orçamento do governo federal. Para 2026 está previsto um montante similar.
“É preciso cumprir as promessas feitas ao povo, isso é importante (…) a luta pelo bem-estar”, disse a presidenta de esquerda, que também tem boas avaliações por sua gestão da relação com o mandatário americano, Donald Trump.
O magnata ameaça continuamente com altas tarifas e soluções de força contra os cartéis mexicanos do narcotráfico, mas Sheinbaum tem conseguido mantê-lo na linha.
Doutora em engenharia energética, Sheinbaum, de 63 anos, vive uma lua-de-mel com a população graças à queda da pobreza iniciada por seu antecessor e correligionário, Andrés Manuel López Obrador (2018-2024), segundo as pesquisas.
Pelo menos 8,3 milhões de pessoas saíram desta situação entre 2020 e 2024 neste país de 130 milhões de habitantes.