HOME > América Latina

Blanca Eekhout, presidenta do Instituto Simón Bolívar, afirma que hegemonia unipolar dos EUA entrou em colapso

Blanca Eekhout, presidenta do ISB e integrante da direção do PSUV, diz que presença militar dos EUA no Caribe ameaça Venezuela

Blanca Eekhout (esq.) durante entrevista à VTV (Foto: Correo del Orinoco )

247 - A dirigente venezuelana Blanca Eekhout, presidenta do Instituto Simón Bolívar, declarou que o modelo hegemônico unipolar liderado pelos Estados Unidos entrou em colapso.

A afirmação foi feita durante um programa especial transmitido pela Televisão Venezuelana (VTV), conforme noticiou o Correo del Orinoco. Para Eekhout, a presença militar norte-americana no sul do Caribe, apresentada como combate ao narcotráfico, representa uma ameaça não apenas à Venezuela, mas a toda a região.

Segundo a integrante da Direção Nacional do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Washington enfrenta fragilidades econômicas, políticas e militares diante da ascensão de novas potências. “O imperialismo americano está desesperado porque o modelo hegemônico unipolar entrou em colapso”, declarou. Ela acrescentou que a busca por energia e recursos torna urgente para os EUA expandirem influência sobre a América Latina.

Eekhout destacou que o sistema capitalista, sustentado pela política externa de Washington, se tornou inviável em sua fase imperialista. “Só pode trazer morte, e é isso que a humanidade está enfrentando”, afirmou. Para a dirigente, as ambições expansionistas dos Estados Unidos foram neutralizadas na Venezuela e em outros países latino-americanos, enquanto tentavam consolidar influência de áreas estratégicas que vão “do Alasca às Ilhas Malvinas”.

No contexto do Quinto Congresso do PSUV, que teve como lema “em defesa da pátria”, Eekhout enfatizou que a plenária discutiu medidas de organização interna e fortalecimento da democracia participativa. “Devemos garantir a paz, a vida, o funcionamento e a governabilidade por meio do autogoverno. Nossa democracia garante a participação popular, direta e revolucionária”, afirmou.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...