Turismo interno impulsiona crescimento no aluguel de carros em 2025
Aumento da demanda turística movimenta locadoras de veículos e amplia número de passageiros em voos domésticos
247 - O turismo nacional segue em ritmo acelerado em 2025, impulsionando diversos setores da economia brasileira. De acordo com dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), mais de 455 mil veículos foram alugados para fins turísticos no Brasil no primeiro semestre deste ano, o que representa um crescimento de quase 6% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados pela ABLA e repercutidos por diversos veículos especializados.
O aumento da locação de automóveis acompanha o desempenho positivo do setor como um todo. No ano passado, o mercado de locação de veículos alcançou um faturamento de R$ 52,9 bilhões, 17,8% acima dos R$ 44,9 bilhões registrados em 2023. O setor também movimentou 79,7 milhões de usuários e gerou mais de 105 mil empregos diretos. Atualmente, o Brasil conta com 31.487 locadoras de veículos em atividade.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os dados confirmam a consolidação do turismo interno como um dos motores da economia nacional. “Estamos observando um incremento nunca visto no turismo interno brasileiro. Isso está sendo possível graças aos investimentos de infraestrutura e promoção turística no nosso país, que permite que os viajantes conheçam, cada vez mais, os nossos destinos e tudo de melhor que o Brasil tem a oferecer.”
O presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, também vê com otimismo o avanço no setor e destaca o papel do aluguel de carros para dar mais liberdade e conforto aos viajantes. “O tamanho da frota das locadoras para atender o turismo interno mostra, inclusive, que mais brasileiros estão viajando dentro do nosso próprio país, provando vantagens de locar automóveis. Seja em férias ou a trabalho, com um carro alugado fica bem mais fácil otimizar o tempo no destino em si, mas também fica mais fácil para expandir a viagem e conhecer destinos turísticos próximos.”
Setor aéreo também cresce - O bom momento do turismo se reflete também no transporte aéreo. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 48 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos no Brasil entre janeiro e junho de 2025, o que representa um aumento de 8,3% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 44,3 milhões de embarques.
Somente em junho, o país contabilizou 8,2 milhões de passageiros em voos domésticos, um crescimento de 10,8% sobre junho de 2024. O mês ficou empatado com maio como o segundo melhor desempenho do ano, atrás apenas de janeiro, que registrou 8,6 milhões de embarques e desembarques.
Parte desse crescimento é resultado de políticas públicas e ações integradas do governo federal. O Ministério do Turismo desenvolve o programa “Conheça o Brasil”, lançado em 2023 com o objetivo de fomentar o turismo doméstico, por meio da ampliação da conectividade aérea, da mobilidade entre destinos e do estímulo à geração de emprego e renda nas regiões turísticas.
Dentro do programa, a iniciativa “Conheça o Brasil: Voando”, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), busca democratizar o acesso à aviação civil e estimular a competitividade e o ambiente de negócios no setor.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: