TV 247 logo
      HOME > Cultura

      Atlas inédito sobre jornada 6x1 será lançado na Flip e denuncia rotina de exaustão de jovens trabalhadores no Brasil

      Publicação revela impactos da escala semanal em milhares de brasileiros, especialmente jovens negros periféricos; 70% relatam estresse

      Atlas da Escala 6X1 (Foto: Divulgação)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A intensificação da exploração da força de trabalho no Brasil ganha uma poderosa radiografia com o lançamento do Atlas da Escala 6x1, marcado para o dia 1º de agosto, na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A publicação expõe os impactos da jornada semanal de seis dias de trabalho para um de descanso, com base em dados de mais de 3.700 trabalhadores de 394 municípios brasileiros.

      Segundo o levantamento, 70% dos entrevistados relatam sintomas de estresse ocupacional e mais de 30% apresentam sinais de síndrome de Burnout. Os mais afetados são jovens negros de periferias, sobretudo empregados nos setores de comércio e serviços.

      Fruto da colaboração entre o Observatório do Estado Social Brasileiro, o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e a Associação TRAMA, com apoio de dezenas de movimentos sociais, o atlas reúne mapas, estatísticas, depoimentos e análises críticas. Ao todo, são 14 capítulos e 83 mapas que traçam um panorama detalhado da precarização contemporânea do trabalho no país.

      “A escala 6x1 não é apenas uma questão de organização do trabalho. Ela rouba o tempo de viver dos trabalhadores e trabalhadoras, impacta sua saúde física e mental, destrói o convívio familiar e bloqueia o acesso à cultura, à educação e ao lazer”, escrevem os organizadores Tadeu Arrais, Márcio Ayer e Rodrigo Ribeiro, na introdução do livro.

      Atlas da Escala 6X1
      Atlas da Escala 6X1(Photo: Divulgação)

      O estudo também analisa os impactos da jornada em áreas como moradia, educação, saúde mental, gênero, raça, contrato intermitente, turismo, urbanização e trabalho rural, compondo uma cartografia inédita da desigualdade laboral brasileira.

      Mais que diagnóstico, o atlas é um chamado à ação: convoca sindicatos, movimentos sociais e parlamentares a romper o silêncio diante do esgotamento cotidiano imposto aos trabalhadores. Defende ainda a pauta histórica da redução da jornada semanal sem corte de salários, inspirando-se em experiências internacionais bem-sucedidas.

      Lançamento na Flip

      O debate de lançamento na Flip contará com a presença de Pedro Tourinho (médico e presidente da Fundacentro, do Ministério do Trabalho e Emprego), Márcio Ayer (Sindicato dos Comerciários e TRAMA), Tadeu Arrais (UFG e Observatório), Dani Balbi (deputada estadual pelo PCdoB e presidente da Comissão de Trabalho da Alerj) e Paulo Farias (presidente da CTB-RJ).

      •  Data: 1º de agosto (sexta-feira)
      •  Horário: 16h
      • Local: Casa Kalundu – Rua do Comércio, 244, Centro Histórico de Paraty

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...