Simone Tebet manda recado a Donald Trump e cita ferrovia que ligará o Atlântico ao Pacífico: ‘a China é parceira do Brasil’
"O multilateralismo está sendo ameaçado", alertou a ministra
247 - A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, criticou o tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras lançado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e defendeu investimentos como o projeto da ferrovia que, se for implementada, ligará o Oceano Atlântico e o Pacífico. O empreendimento tem início na Bahia, depois percorre mais quatro estados, até chegar no porto de Chancay, litoral do Peru.
“O multilateralismo está sendo ameaçado. Os EUA não podem se enganar: o nosso maior parceiro é a China, é a Ásia”, afirmou a titular do MPE. “A China vai ser parceira do Brasil. A ferrovia vai integrar dois oceanos: o Atlântico, na Bahia, passando por Goiás, Mato Grosso, chegando em Rondônia, indo para o Acre e depois no Peru”, confirmou Simone.
De acordo com estimativas do governo peruano, a nova rota pode diminuir de 40 para 28 dias o tempo médio de transporte de cargas do Brasil para a Ásia. Os governos brasileiro e chinês assinaram o documento da proposta em julho deste ano. O custo do projeto ainda está sendo estudado por equipes de ambas as partes.