Lula critica Trump e afirma que "os países do Sul Global têm que se sentir orgulhosos"
Presidente destaca que os países do Sul Global têm capacidade de superar seus rivais, como os EUA, em diversas áreas de infraestrutura
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (10) que os países do Sul Global devem se sentir "orgulhosos" por superarem os seus rivais do Norte em diversos aspectos.
Ao discursar em Brasília-DF, na solenidade de início da energização do Linhão Manaus–Boa Vista, Lula criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Mais cedo, a Casa Branca ameaçou uma intervenção militar contra o Brasil, em meio ao aumento da presença militar dos EUA na região da América do Sul e do Caribe.
"Ao invés de Trump ficar brigando com a gente, ele poderia conhecer o nosso sistema interligado. Seria muito melhor porque a gente não quer brigar", disse Lula, frisando: "esse país tem dono".
"Por isso que os países do Sul Global têm que se sentir orgulhoso. O Brasil não deve nada a ninguém em se tratando de competência, resiliência e capacidade", afirmou Lula, ao citar a grandiosidade do projeto, que interliga o sistema elétrico do Brasil por completo.
Segundo o presidente, a obra permitirá aos empresários do estado novas oportunidades para exportação de produtos industrializados, especialmente para a região do Caribe.
"Por isso que os países do Sul Global têm que se sentir orgulhoso. O Brasil não deve nada a ninguém em se tratando de competência, resiliência e capacidade", concluiu o presidente.