TV 247 logo
      HOME > Sul Global

      Índia mantém maior ritmo de crescimento entre grandes economias, diz governo

      Comunicado oficial destacou importância de focar em motores domésticos de crescimento em um mundo cada vez mais marcado por protecionismo e tensões

      Narendra Modi (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A economia da Índia segue sendo a que mais cresce entre os grandes países do mundo, com expansão média superior a 7% ao ano desde 2014, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (5) pelo Ministério de Estatísticas e Implementação de Programas do país asiático.

      Apesar dos ventos contrários no cenário global, a Índia sustenta um crescimento robusto, afirma o governo indiano. Segundo a pasta, a taxa média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre 2014 e 2025 — excluindo os anos mais críticos da pandemia da COVID-19 — ficou acima de 7%, mantendo a nação na dianteira do avanço econômico global.

      Para manter esse ritmo, o ministério destacou a importância de focar em motores domésticos de crescimento em um mundo cada vez mais marcado por protecionismo e tensões na globalização. A estratégia do governo está baseada em cinco pilares principais: desregulamentação da economia, investimentos em infraestrutura, fortalecimento de pequenas e médias empresas (MSMEs), aumento da participação feminina na força de trabalho e digitalização.

      "A Índia está comprometida com o desenvolvimento de capital humano e inclusão financeira como caminhos para formalizar e acelerar sua economia", diz a nota.

      Outro dado relevante trazido pelo relatório é o crescimento da população em idade ativa, que deverá saltar de 735 milhões de pessoas em 2011 para 988,5 milhões até 2036. Atualmente, esse contingente representa 64,2% da população indiana e deve permanecer em torno de 65% pelos próximos dez anos.

      O governo também reiterou que, para aproveitar plenamente esse chamado “bônus demográfico”, será essencial fortalecer os sistemas de educação e saúde, além de ampliar a capacitação profissional e a criação de empregos em setores intensivos em mão de obra — especialmente para mulheres, cuja inserção no mercado de trabalho ainda está aquém do potencial.

      Entre os instrumentos apontados para estimular o crescimento e a empregabilidade está o programa Made in India, que visa impulsionar a produção industrial nacional, criar empregos e reduzir a dependência de importações. Segundo o ministério, o projeto será essencial para a absorção de trabalhadores com diferentes níveis de qualificação, incluindo os semiqualificados e não qualificados.

      [Com informações da agência Sputnik]

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...