Tebet e Alckmin lideram disputa para o Senado em São Paulo, aponta AtlasIntel
Nomes dos ministros Fernando Haddad e Marina Silva também aparecem com força
247 - A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), surgem como os principais nomes para a disputa ao Senado por São Paulo em 2026, segundo pesquisa AtlasIntel divulgada nesta segunda-feira (8) pela CNN Brasil.
O levantamento, realizado entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro com 2.059 entrevistados por meio de questionários online, mostra que ambos lideram cenários diferentes de intenção de voto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Cenário com Simone Tebet
No primeiro quadro testado pela AtlasIntel, Simone Tebet aparece com 22,1% das intenções de voto. Logo atrás vem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 19,7%. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) soma 14,8%, seguido pelo secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP), que tem 14,4%.
Outros nomes também aparecem: Ricardo Salles (Novo-SP), com 7,5%; o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), 5,5%; e a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), 5,4%. Robson Tuma (Republicanos) aparece com 0,6%, enquanto o senador Giordano (MDB-SP) marca 0,1%. A opção “outro” soma 5,7%; brancos e nulos, 3,0%; e indecisos, 1,9%.
Cenário com Geraldo Alckmin
Quando o nome de Geraldo Alckmin é testado, o vice-presidente aparece na frente com 23,1% das intenções de voto. Na sequência está a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), com 17,7%. O secretário Guilherme Derrite alcança 15,5% e Ricardo Salles, 12%.
Ainda neste cenário, Rodrigo Manga tem 7,9%, Mara Gabrilli 4,9% e o ex-governador Rodrigo Garcia (sem partido) aparece com 4,3%. Robson Tuma registra 1,2% e Giordano repete 0,1%. O percentual de eleitores que citaram “outro” é de 5,7%; votos brancos e nulos, 3,8%; e indecisos, 3,7%.
Disputa em aberto
O pleito de 2026 será marcado por uma renovação ampla no Senado. Estarão em disputa 54 das 81 cadeiras, já que cada estado elegerá dois representantes. Os resultados da pesquisa indicam que tanto Tebet quanto Alckmin despontam como favoritos, mas a disputa deve ganhar novos contornos até o próximo ano.