Tarcísio critica tarifaço de Trump: "Cria um mercado viciante"
Governador afirmou que medidas protecionistas travam o avanço tecnológico das empresas a longo prazo
247 – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou nesta segunda-feira (21) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A declaração foi feita durante a abertura da Coopercitrus Expo 2025, em Bebedouro (SP), diante de produtores rurais e parlamentares ligados ao agronegócio.
Tarcísio alertou que medidas protecionistas, como as tarifas, podem parecer positivas à primeira vista, mas geram dependência e travam o avanço tecnológico das empresas a longo prazo.
“Tarifas podem até parecer algo interessante para quem aplica, algo patriótico, que traz um retorno para empresas, para empregos. Isso é verdade até a página dois, no curto prazo. No médio e longo prazo, a aplicação de tarifas cria um mercado viciante. É um obstáculo para o desenvolvimento de tecnologia. Torna empresas dependentes do Estado. Nunca foi bom ao longo do tempo”, afirmou.
O setor de citricultura, especialmente o de laranja, está entre os mais afetados pela nova taxação: cerca de 40% das exportações paulistas têm os EUA como destino. Para conter os impactos, o governador disse que estuda conceder incentivos, como a liberação de créditos de ICMS, aos segmentos mais atingidos.