SJSP e Fenaj convocam ato em solidariedade aos jornalistas palestinos e em repúdio a crimes cometidos por Israel
Vítimas do genocídio israelense em Gaza, profissionais da imprensa morreram durante um bombardeio de Israel a um hospital no território palestino
247 - O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) convocaram jornalistas para uma manifestação de apoio aos profissionais da imprensa palestinos, vítimas de assassinatos perpetrados pelo Estado de Israel.
As entidades convocaram o ato após cinco jornalistas serem mortos nessa segunda-feira (25) durante um bombardeio de Israel a um hospital em Gaza. As Forças Armadas israelenses afirmaram que os profissionais da imprensa não eram integrantes do grupo islâmico Hamas.
Cerca de 200 jornalistas já perderam a vida desde outubro de 2023, quando as forças israelenses iniciaram o genocídio na Faixa de Gaza. O número de mortos fica acima do total registrado de 2020 a 2022, período que representa os três anos anteriores, quando 165 profissionais foram mortos em todo o mundo.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu o mandado de prisão do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em 2024. Mas os crimes de guerra cometidos pelas forças israelenses continuam e também envolveram outros países no conflito, como Cisjordânia, Irã e Líbano.
O Núcleo Palestina PT, o Coletivo Shireen (Shireen Abu Akleh de Jornalistas Contra o Genocídio), a Federação Árabe-Palestina do Brasil (FEPAL), a entidade Mulheres pela Paz na Palestina e a Frente Palestina de São Paulo também apoiaram a convocação do protesto.
Serviço:
Data: 28 de agosto de 2025 (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Avenida Paulista, 1.374 – São Paulo