HOME > Sudeste

Orlando Silva: 'em pronunciamento, Lula desmascarou o conluio Trump-Bolsonaro e desafiou a ditadura das Big Techs'

'Altivo, defendeu a soberania nacional', afirmou o parlamentar sobre a fala do presidente

Orlando Silva (Foto: Kayo Magalhaes / Câmara)

247 - O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou nesta quinta-feira (17) que o pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Nação foi “irretocável”. “Altivo, defendeu o Brasil e a soberania nacional. Certeiro, desmascarou o conluio entre Trump e Bolsonaro contra nossa economia e instituições. Firme, desafiou a ditadura das Big Techs. Estadista, conclamou a união em defesa da Nação”, escreveu o parlamentar na rede social X. 

No pronunciamento, Lula ressaltou que o Brasil sempre esteve aberto ao diálogo e tenta negociar com os Estados Unidos desde maio, quando o governo Donald Trump impôs uma tarifa de 10% aos produtos brasileiros. O presidente classificou de “chantagem” o uso de informações econômicas falsas para justificar as ameaças do governo estadunidense.

“Fizemos mais de 10 reuniões com o governo dos Estados Unidos, e encaminhamos, em 16 de maio, uma proposta de negociação. Esperávamos uma resposta, e o que veio foi uma chantagem inaceitável, em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos”, declarou.

Números

O presidente apresentou números para desmentir as alegações do governo norte-americano sobre supostas práticas comerciais desleais por parte do Brasil.

“A primeira vítima de um mundo sem regras é a verdade. São falsas as alegações sobre práticas comerciais desleais brasileiras. Os Estados Unidos acumulam, há mais de 15 anos, robusto superávit comercial de US$ 410 bilhões [com o Brasil]”, declarou.

Em relação ao desmatamento, usado nas alegações de Trump para ameaçar o país, Lula lembrou que o Brasil atualmente é referência mundial na defesa do meio ambiente. “Em dois anos, já reduzimos pela metade o desmatamento da Amazônia. E estamos trabalhando para zerar o desmatamento até 2030”, afirmou.

“Não há vencedores em guerras tarifárias. Somos um país de paz, sem inimigos. Acreditamos no multilateralismo e na cooperação entre as nações. Mas que ninguém se esqueça: o Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, concluiu Lula, ao terminar o pronunciamento (com Abr).

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...