Aviões da Azul e Air France quase colidem em Guarulhos
Para evitar um acidente, a equipe de solo foi acionada e enviada ao local
247 - Dois aviões, um da companhia brasileira Azul e outro da francesa Air France, protagonizaram uma situação crítica no solo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na noite desta quarta-feira (6). Um erro de comunicação durante o taxiamento quase provocou uma colisão entre as aeronaves. A informação foi publicada inicialmente pelo jornal Folha de S.Paulo.
Vídeos divulgados pelos canais especializados “SBGR Live” e “Aviação Guarulhos JPD” mostram o momento em que o Airbus A350-900 da Air France, de matrícula F-HTYL, e o Embraer 195-E2 da Azul, de matrícula PS-AED, se aproximaram perigosamente na pista 10L, prestes a decolar nos voos AF-459 (Paris) e AD-4547 (Belo Horizonte), respectivamente.
Às 19h32, os pilotos da Air France informaram que estavam prontos para decolar e posicionados no ponto de espera pela taxiway G (Golf). O controle de tráfego aéreo os orientou a manter a posição, pois seriam o segundo avião na fila de decolagem. Um minuto depois, receberam autorização para se alinhar e manter na pista.Durante o deslocamento, no entanto, um dos pilotos da Azul interveio com um alerta direto: “Air France, stop!”, seguido pela mesma instrução dada pelo controlador de tráfego. O Airbus francês já avançava sobre o Embraer, que ocupava a área da pista à sua frente.
A comunicação de rádio revela o nervosismo da situação. O controlador questionou os pilotos da Azul se seria possível o Airbus passar com segurança. A resposta foi enfática: a asa da aeronave da Air France estava diretamente acima da cabine do jato brasileiro.
Para evitar um acidente, a equipe de solo foi acionada e enviada ao local para verificar a distância entre as aeronaves. Às 19h38, já havia uma viatura próxima à cena, mas os pilotos da Azul sugeriram que ela se aproximasse mais, pois de onde estava não era possível avaliar a posição exata da asa do A350 em relação à fuselagem do Embraer.
Após avaliação da situação, o controlador informou que seria necessário o uso de um trator de reboque para afastar a aeronave da Azul. “Dessa loucura toda”, comentou o piloto da Azul, ao questionar o que seria orientado à tripulação da Air France.
Com as aeronaves paradas, o piloto francês demonstrou preocupação com o tempo-limite para decolagem, afirmando que teria apenas mais “10 minutos disponíveis”, ou teria de retornar ao pátio para reabastecimento. Ao ser informado que o tempo previsto para liberação da pista seria maior, decidiu desligar um dos motores para economizar combustível.
Às 19h50, o reboque chegou, e, por medida de segurança, os pilotos da Azul solicitaram o desligamento do motor 2 do Airbus. A recomendação foi aceita, e a operação de retirada teve início.
O Airbus A350 da Air France decolou às 20h10, quase 40 minutos após o incidente. Já a aeronave da Azul, após contato com a companhia, optou por ser rebocada de volta ao pátio. Sua decolagem ocorreu apenas às 20h48 — um atraso de cerca de uma hora.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: