HOME > Brasília

Quaquá declara apoio a Ricardo Cappelli para disputa ao governo do DF em 2026

Vice-presidente do PT defende aliança em torno do presidente da ABDI, que tenta construir frente ampla para candidatura em Brasília

Quaquá declara apoio a Ricardo Cappelli para disputa ao governo do DF em 2026 (Foto: Paulo Victor Lago/Log Produções & Filmes/Brasil 247)

247 - Vice-presidente nacional do PT e prefeito de Maricá, Washington Quaquá, anunciou apoio ao presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli (PSB), como pré-candidato ao governo do Distrito Federal em 2026, informa a Folha de S.Paulo.

Embora o PT sinalize que apresentará candidatura própria no DF, Quaquá afirmou que pretende defender dentro do partido uma aliança em torno do nome de Cappelli, que ganhou projeção nacional ao atuar como interventor na segurança pública de Brasília após os ataques de 8 de janeiro de 2023.

Apoio e articulações políticas

Cappelli tem trabalhado para viabilizar sua candidatura com o respaldo de diferentes legendas, inclusive setores da centro-direita. Em declarações, ele confirmou que mantém diálogo com o PT, que recentemente filiou Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e candidato derrotado por Ibaneis Rocha na eleição para governador em 2022. Outro nome cotado dentro da sigla é o do ex-deputado federal Geraldo Magela.

Lançamento de livro e lembranças do 8 de janeiro

A visita a Maricá também marcou o lançamento do livro “O 8 de janeiro que o Brasil não viu”, em que Cappelli relata sua experiência como interventor na segurança pública do DF. Na época, ele ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Justiça, sob comando de Flávio Dino, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na obra, Cappelli descreve os atritos com setores militares e as medidas adotadas para desmobilizar os manifestantes que ainda ocupavam a Esplanada dos Ministérios, além do processo de retirada do acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, considerado um dos pontos mais sensíveis da operação.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...