TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Moraes atende à PF e autoriza destruição do passaporte de Léo Índio

      Considerado foragido pela Justiça brasileira, o primo dos filhos mais velhos de Jair Bolsonaro é réu por envolvimento nos atos golpistas

      Léo Índio (à esq.) e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes acolheu uma manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e autorizou a destruição do passaporte apreendido de Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio, foragido da Justiça brasileira e réu envolvimento nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. Ele é primo dos filhos mais velhos de Jair Bolsonaro (PL), que atualmente é réu no inquérito da trama golpista após decisão do STF.

      Na PGR e no STF, a investigação sobre os atos golpistas é parte de outra apuração, mais ampla, sobre a tentativa de golpe em que os crimes atribuídos aos participantes do plano golpista começaram a ser discutidos antes daquelas manifestações terroristas dos apoiadores de Bolsonaro.

      No inquérito dos atos golpistas, o STF já tornou mais de 500 réus. Novos julgamentos acontecerão. Na investigação sobre o plano golpista, o Supremo já tornou pelo menos 21 réus, número que vai aumentar.

      Em documento enviado ao Supremo em 29 de abril, o chefe da PGR, Paulo Gonet, argumentou que o passaporte pode ser destruído porque já está cancelado. Léo Índio é considerado foragido.

      Policiais federais apreenderam o passaporte de Léo Índio em outubro de 2023, durante uma operação. A PGR denunciou ele por envolvimento nos atos de 8 de Janeiro, mas ele fugiu para a Argentina alegando perseguição política. Em 28 de fevereiro deste ano, a Primeira Turma do STF aceitou, por unanimidade, a denúncia contra Léo Índio, tornando-o réu.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...