Lula alfineta Trump e avisa que ‘big techs não estão acima da lei’
O presidente defendeu a “soberania digital” e denunciou tentativa de “chantagem" dos EUA
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (17) que big techs “não estão acima da lei” nem “podem continuar sendo usadas para espalhar fake news”.
Durante evento em Brasília (DF), Lula defendeu a “soberania digital” e disse esperar do presidente norte-americano que assista ao ato, “porque aqui não há vetos a empresas estrangeiras, desde que cumpra nossa legislação”. O presidente brasileiro sancionou uma lei para combater a 'adultização' de crianças nas redes sociais.
Em seu discurso, Lula denunciou a “chantagem ou interferência estrangeira”. “Tudo precisa de limites. A liberdade de expressão é um valor inegociável, mas não pode servir de desculpa para a prática de crimes”, acrescentou.
Ao falar de Trump e citar big techs, o presidente Lula fez referência às articulações entre apoiadores da extrema direita no Brasil e nos EUA. Uma dessas estratégias é atacar o Supremo Tribunal Federal brasileiro por causa do inquérito da trama golpista, em que Jair Bolsonaro e mais sete réus foram condenados à prisão.