HOME > Brasília

Do golpe à ameaça externa: Lindbergh expõe a trama bolsonarista, condena chantagem dos EUA e defende a soberania nacional

O líder do PT fez o comentário depois que Donald Trump citou o inquérito do plano golpista envolvendo Bolsonaro para justificar o tarifaço contra o Brasil

Lindbergh Farias (Foto: Kayo Magalhaes / Câmara )
Leonardo Lucena avatar
Conteúdo postado por:

247 - O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), demonstrou nesta terça-feira (15) como a tentativa de golpe de Estado era uma proposta articulada, intencional de Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados. O parlamentar condenou a chantagem internacional feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil. 

Em carta ao presidente Lula (PT) no último dia 9, o político da extrema-direita norte-americana citou o processo judicial contra Bolsonaro na investigação da trama golpista para justificar o tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras. 

“A trama foi coordenada, com método e divisão de tarefas”, escreveu Lindbergh na rede social X “A PGR pediu a condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, mas não só: também por chefiar organização criminosa armada, incitar violência, usar a PRF e a ABIN contra a democracia, e promover dano ao patrimônio público”.

De acordo com o deputado, “o plano incluía a prisão ilegal de ministros do STF, anulação das eleições de 2022 e convocação de novas eleições manipuladas”. “Minutas golpistas estavam prontas, inclusive com discurso pós-golpe. Há provas de que o grupo cogitou assassinato de autoridades para consolidar o poder”, continuou. 

“Agora, a chantagem vem de fora: Trump ameaça o Brasil com tarifas de 50% caso Bolsonaro não seja anistiado. Eduardo e Flávio articulam essa ofensiva no exterior. É uma tentativa de golpe continuado com apoio estrangeiro. Mas Bolsonaro será condenado e preso por seus crimes. Não haverá anistia. O Brasil é soberano!”, acrescentou Lindbergh. 

Além do processo contra Bolsonaro, o crescimento do BRICS é outro motivo, não citado na carta, para a aplicação das tarifas de 50%. Atualmente, o grupo discute propostas como a criação de um sistema próprio de pagamento, o que reduziria a dependência do dólar nas transações internacionais. 

O BRICS é uma das principais frentes de resistência ao unilateralismo econômico norte-americano e continua impulsionando a implementação de propostas de cooperação entre os países do Sul Global, principalmente. 

Segundo a ComexVis, o BRICS responde por 39% do PIB global (em paridade de poder de compra) e concentra 24% do comércio internacional. Também ocupa 36% da superfície terrestre do planeta, e detém 72% das reservas mundiais de terras raras, essenciais para tecnologias avançadas.

As estatísticas apontaram que o BRICS produz 43,6% do petróleo, 36% do gás natural e 78,2% do carvão mineral consumidos globalmente, mostrou a Agência Internacional de Energia.

Trama golpista

A Polícia Federal, a Procuradoria-Geral da República e o Supremo Tribunal Federal apontaram que, entre os participantes da trama golpista, havia núcleos, para a divisão de tarefas no plano de ruptura institucional, o que reforça o argumento citado pelo deputado Lindbergh Farias sobre a intencionalidade dos aliados de Bolsonaro. 

O Núcleo 1 era o “Núcleo Crucial” de uma organização criminosa que buscava impedir o regular funcionamento dos Poderes da República e depor o governo legitimamente eleito. O Núcleo 2 reúne os acusados de terem prestado o assessoramento jurídico e intelectual para o golpe. 

Entre os membros do núcleo 3, havia a mobilização de militares de alta patente contra o sistema eleitoral e ações que ajudaram a criar um ambiente de caos, que, segundo o governo Bolsonarista, seria mais propício à tentativa de golpe.

O núcleo 4 foi responsável por ações estratégicas de desinformação, contra as urnas eletrônicas.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...